← Voltar ao blog
Mercado30 jan 2024

Projeto de lei propõe ampliação de bombas de autosserviço em postos de combustíveis

Projeto de lei propõe ampliação de bombas de autosserviço em postos de combustíveis

Um projeto apresentado pelo senador Jaime Bagattoli (PL-RO) sugere que postos de abastecimento de combustíveis possam operar até 50% de suas bombas como autosserviço. O PL 5.243/2023 visa conceder aos consumidores a opção entre o atendimento por frentistas e o abastecimento independente.

Bagattoli enfatiza que a medida busca aliviar os altos preços dos combustíveis e oferecer "mais liberdade e economia aos consumidores". Quanto à segurança, ele argumenta que os equipamentos passaram por melhorias tecnológicas significativas, adaptando-se aos veículos híbridos e elétricos modernos.

O modelo de autosserviço, amplamente adotado nos Estados Unidos e em diversos países europeus, é conhecido como self-service de combustíveis. No Brasil, sua utilização é restrita pela Lei 9.956, de 2000, uma medida que, na época, visava proteger a saúde dos motoristas e preservar empregos de frentistas.

O projeto está em tramitação na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). Caso aprovado, seguirá para análise da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), com decisão terminativa.

Fonte: Senado