← Voltar ao blog
Notícia31 jan 2024

Implementação do login único na Central de Sistemas da ANP (CSA) através do Portal Gov.BR

Implementação do login único na Central de Sistemas da ANP (CSA) através do Portal Gov.BR

Foto: Reprodução da Internet

A partir de 1/2/2024, a Central de Sistemas da ANP (CSA) adotará o login único via portal Gov.BR, simplificando o acesso aos seus recursos. Esta atualização concentra-se exclusivamente na autenticação, sem impactar as funcionalidades da CSA.

Para criar uma conta no Gov.BR, caso ainda não possua, os usuários podem seguir o passo a passo disponível em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br/conta-gov-br/.

A CSA abriga uma variedade de sistemas cruciais para os agentes econômicos regulados, como cadastros para postos de combustíveis e revendas de GLP (SRD-PR e SRD-GLP, respectivamente), o Sistema de Informações e Movimentos de Produtos (Simp), o Sistema de Informações Gerenciais de Exploração e Produção (Sigep), a Calculadora de Nota de Eficiência Energético-Ambiental (RenovaCalc) e outros.

Seu papel primordial é a gestão de acessos aos sistemas da Agência, incluindo cadastros, alterações de acesso para usuários externos, e ajustes de e-mail e senha. Além disso, permite que gestores de empresas, com certificado digital instalado, solicitem acesso aos sistemas, através da opção “Solicitar acesso” na página "Sistemas ANP", ou pelo menu “Entrar”.

A implementação do login único ocorrerá de forma gradual. Enquanto isso, os demais sistemas da ANP manterão suas formas de login atuais.

Fonte: style=