← Voltar ao blog
Mercado29 dez 2023

Desafios nas cadeias globais de fornecimento de varejo

Desafios nas cadeias globais de fornecimento de varejo

Foto: Reprodução da Internet

Na sequência dos ataques a navios no Mar Vermelho, os fornecedores asiáticos de cadeias retalhistas globais estão a desviar rapidamente os envios para longe do Canal de Suez. Enquanto grandes transportadoras como a Maersk e a CMA CGM planeiam aumentar o trânsito nos canais sob a protecção liderada pelos EUA, outras, incluindo a Hapag-Lloyd, permanecem cautelosas, à espera de avaliar a eficácia das respostas internacionais aos ataques Houthi.

A situação levou ao aumento dos custos, à interrupção das rotas marítimas e a um impacto notável em centenas de empresas. À medida que a indústria enfrenta a crise, persistem preocupações sobre a fluidez do comércio marítimo, exacerbadas pelas incertezas em torno do estatuto da coligação liderada pelos EUA e pelos diferentes níveis de apoio dos aliados.

As consequências são sentidas a nível mundial, com empresas como a Basic Fun a redireccionar os envios e a indústria naval em geral a enfrentar desafios, incluindo o aumento das taxas de transporte, escassez de espaço e complicações logísticas. Os desenvolvimentos em curso sublinham a complexidade e a fluidez da situação, com potencial para consequências de longo alcance nas próximas semanas.

Fonte: naval