• Carlos Alberto

O Perigo do Uso do Celular em Postos de Combustíveis: Mito ou Verdade?

Atualizado: Mar 4

O uso de celular pode causar incêndio ou explosão em postos revendedores de combustíveis?


Eis uma questão importante a ser tratada. Vamos abordar os riscos envolvidos nesta prática e daremos algumas dicas de prevenção, pois tem sido cada vez mais frequente a oferta de aplicativos de descontos, APP, e programas de promoção quando do abastecimento de veículos.



Sempre observamos anúncios nos postos de combustíveis sinalizando a proibição de celulares devido aos riscos envolvidos, pois tais aparelhos eletrônicos são uma importante FONTE DE IGNIÇÃO. E quando se fala em fonte de ignição, lembramos logo do conceito de “ÁREAS CLASSIFICADAS”.


Áreas classificadas são assim chamadas por apresentarem riscos de explosões em condições normais e/ou anormais de uso, devido aos gases, névoas, poeiras ou vapores presentes no ambiente. Estas substâncias formam uma “ATMOSFERA EXPLOSIVA”.



Mas para uma explosão acontecer, é necessária a existência de 3 elementos:


• A substância inflamável ou combustível;

• O comburente - no caso, o oxigênio presente no ar;

• A fonte de ignição - por exemplo, uma faísca produzida pela bateria do celular.


O APARELHO CELULAR, PORTANTO, NÃO DEVERÁ SER UTILIZADO NAS ÁREAS DE ABASTECIMENTO DOS VEÍCULOS. SEU USO DEVERÁ SER RESTRITO À ÁREA EXTERNA DO POSTO, OBEDECENDO AO DISTANCIAMENTO MÍNIMO (1,80 M DA ÁREA CLASSIFICADA) EXIGIDO NA LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO.


Respeite as placas de sinalização existentes nos postos de combustíveis sobre o uso de aparelhos celulares nesses locais. E também não se esqueça de alertar os demais passageiros do veículo, incluindo as crianças.

1 visualização0 comentário