
Carlos Alberto
O PERIGO DO USO DO CELULAR EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
MITO OU VERDADE?
O uso de celular pode causar incêndio ou explosão em postos revendedores de combustíveis?
Eis uma questão importante a ser tratada. Vamos abordar os riscos envolvidos nesta prática e daremos algumas dicas de prevenção, pois tem sido cada vez mais frequente a oferta de aplicativos de descontos, APP, e programas de promoção quando do abastecimento de veículos.

Sempre observamos anúncios nos postos de combustíveis sinalizando a proibição de celulares devido aos riscos envolvidos, pois tais aparelhos eletrônicos são uma importante FONTE DE IGNIÇÃO. E quando se fala em fonte de ignição, lembramos logo do conceito de “ÁREAS CLASSIFICADAS”.

Áreas classificadas são assim chamadas por apresentarem riscos de explosões em condições normais e/ou anormais de uso, devido aos gases, névoas, poeiras ou vapores presentes no ambiente. Estas substâncias formam uma “ATMOSFERA EXPLOSIVA”.
Mas para uma explosão acontecer, é necessária a existência de 3 elementos:
• A substância inflamável ou combustível;
• O comburente - no caso, o oxigênio presente no ar;
• A fonte de ignição - por exemplo, uma faísca produzida pela bateria do celular.

O APARELHO CELULAR, PORTANTO, NÃO DEVERÁ SER UTILIZADO NAS ÁREAS DE ABASTECIMENTO DOS VEÍCULOS. SEU USO DEVERÁ SER RESTRITO À ÁREA EXTERNA DO POSTO, OBEDECENDO AO DISTANCIAMENTO MÍNIMO (1,80 M DA ÁREA CLASSIFICADA) EXIGIDO NA LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO.
Respeite as placas de sinalização existentes nos postos de combustíveis sobre o uso de aparelhos celulares nesses locais. E também não se esqueça de alertar os demais passageiros do veículo, incluindo as crianças.